O passado dia 11 de Outubro foi um marco histórico para a freguesia do Olival e para o Concelho de Ourém, com a quebrar de vários anos de domínio político do PSD, a favor do PS, acontecimentos estes dignos de registo para qualquer pessoa a quem a política passe despercebida, como é o meu caso.
Assim, num acto eleitoral talvez dos mais concorridos e democraticamente bem disputados de sempre, o povo do Olival elegeu como Presidente da Junta para o mandato 2009-2013 o excelentíssimo senhor Fernando de Oliveira Ferreira, para muitos conhecido por "FOF" (será que assim posso dizer, sr. anónimo = cobarde, de Ourém?) (PS - 470 votos), á frente do excelentíssimo senhor ex-presidente José Maria de Sousa Henriques (PSD - 430 votos) e de um grupo de cidadãos independentes que criaram um Movimento para se candidatarem á Assembleia de Freguesia (Movimento Pr' Olival Independente e Activo - "MOIA"), liderados pelo nosso bem conhecido excelentíssimo senhor Pedro Oliveira (385 votos).
De salientar o registo obtido por este grupo de independentes liderado pelo Pedro Oliveira, ele que em 2005 pegou na nossa associação então em "cinzas" e fez do C.C.R.O. o clube activo que hoje temos onde ainda é actualmente o presidente da Assembleia Geral. O MOIA lançou-se ás feras sem quais queres apoios, apenas para lutar pelo Olival, despertar as pessoas dos problemas que nos assolam e apresentou propostas concretas para tentar resolver os seus problemas, fez quanto a mim uma campanha extraordinária no apelo ao voto e combate a abstenção, campanha esta da qual quanto a mim também o PS tirou partido e ainda bem que assim foi, para bem do Olival. Aquela ideia da divisão da oposição que se temia ser fatal acabou por ser decisiva no assalto ao poder.
Não esqueçamos o debate "Olival e os candidatos Municipais" que o MOIA promoveu no Olival em que os candidatos presentes tiveram a oportunidade de apresentar as suas ideias caso fossem eleitos, para ajudar a resolver os problemas da Vila do Olival, debate este em que o candidato do PSD sr. Vítor Frazão fez questão de não comparecer, talvez por não ter soluções para o Olival, o que se revelou uma grande ajuda para os Olivalenses na indecisão do candidato em que votar para a câmara, tal como os resultados da eleição do presidente da câmara revelam.
385 votos para um Movimento Independente que se propõe a lutar pelo Olival sem quais queres apoios é obra, é somente 1/3 dos votos, mas uma percentagem bastante significativa de pessoas que acreditam que a Junta precisa desta gente! A abstenção diminui, quer em relação a 2005, quer em relação ás últimas legislativas, são reflexos da bela campanha eleitoral protagonizada por este grupo de cidadãos independentes.
Eu como Olivalense há 26 anos nunca liguei tanto a política como este ano, exactamente porque houve alguém que me despertou esse interesse, alguém que se mexeu e que lutou pelo mudar das coisas, pela urgência que era resolver certos problemas que se tornam cada vez mais graves no Olival, esse feito para já foi conseguido. Agora será uma questão de tempo até ver obra feita! Penso que muitas mais pessoas pensarão da mesma forma que eu!
Eis os resultados das eleições autárquicas 2009 na freguesia do Olival (em comparação com os verificados em 2005):
Já no que toca ás eleições para a Câmara Municipal, de salientar
a grande vitória do excelentíssimo senhor
Paulo Fonseca, o que se saúda, visto a grande luta que este senhor vem a travar de há uns anos para cá, pelo menos
no debate no Olival deixou muito boa imagem e terá ai conquistado a simpatia e confiança dos Olivalenses, atributos estes que terá também deixado noutras freguesias do Concelho, e sobretudo em Ourém, pelo que foi assim uma
vitória justa e merecida deste senhor que finalmente conseguiu chegar a um posto para o qual tanto lutou.
Eis os resultados gerais no Concelho de Ourém (em comparação com os registados em 2005):
in http://www.autarquicas2009.mj.pt/Por fim resta agradecer ao Sr. José Maria pelo que ao longo destes anos fez pelo povo do Olival e pelo desenvolvimento da freguesia, e desejar as maiores felicidades ao Sr. Fernando Ferreira em quem os Olivalenses depositaram a sua confiança para tentar resolver os problemas que os assolam, e que os líderes do PS, PSD e MOIA tenham um bom entendimento na formação da nova Junta, em prol da freguesia.
Ao Sr. Paulo Fonseca desejar igualmente as maiores felicidades por esta grande vitória, e desejar que faça um bom trabalho no comando do concelho ao tentar solucionar os mais graves problemas que este atravessa.
Ola VIEIRA! MUITO FIXE!
ResponderEliminar